quinta-feira, 18 de novembro de 2021

América-MG 0 x 0 Atlético-GO

Sem a efetividade do diferencial competitivo na transição e construção ofensiva, implementado pelo Marquinhos Santos e executado pelo hepteto formado pelo Patric e Marlon, pelos lados, Alê e Juninho, nos corredores, Zárate, na função do camisa 10, Ademir e Felipe Azevedo, com infiltrações pela diagonal e sem posições fixas, o defeito crônico da falta de um atacante pelo lado esquerdo e um centroavante mais decisivos voltou a prevalecer. 

Mesmo assim, de acordo com o SofaScore, o time americano buscou a vitória, finalizou 23 vezes, 4 no gol, 12 para fora e 7 travadas, contra 14 finalizações do adversário, uma no gol, 8 pra fora e 5 travadas. 

Mas no segundo tempo, sem Alê, o mais participativo e produtivo nas quatro fases do jogo, e com a entrada do Ribamar e Rodolfo a força criativa diminuiu e a ineficiência nas conclusões aumentou.

Ribamar é dependente de assistências precisas, preferencialmente pelo alto,  para serem finalizadas. 

Rodolfo tem mais potencial para jogar na posição de centroavante, em vez de ser utilizado pelos lados, porque é pouco agudo, sem velocidade e profundidade. 

O revezamento entre os reservas poderia ser maior e mais bem diversificado. 

Além de Alan Ruschel e João Paulo, dois laterais esquerdos entre os substitutos,  Isaque e Toscano são jogadores para mesma posição, e Ribamar e Rodolfo deveriam disputar a posição de centroavante. 

Nos cinco jogos restantes do Brasileirão, poderá ser mais interessante apostar em novas soluções, a fim de aumentar a força ofensiva e potencializar os resultados.

No processo de aprimoramento e oscilação durante a transformação do DNA formador em aproveitador, Carlos Alberto é opção de intensidade, qualidade e velocidade para jogar pelo centro e preferencialmente pelo lado partindo pra cima avacoelhando geral. 

Kawê também tem potencial para ser aproveitado pela beirada. 

Embora necessite ter mais poder de finalização, Gustavinho é alternativa para qualificar a criação das jogadas e troca de passes. 

Ainda Fabrício Daniel ou Leo Passos ou Yan Sasse. 

Geovane ou Ramon é opção táticas para executar a dupla função defensiva-ofensiva pela beirada. 

Destaque para Matheus Cavichioli, Bauermann, Ricardo Silva, Marlon, Alê, Juninho e Ademir. 

América:
Matheus Cavichioli; 
Patric (Anderson), Ricardo Silva, Bauermann, e Marlon; 
Lucas Kal;
Juninho (Toscano), Alê (Ribamar); 
Zárate (Juninho Valoura);
Ademir, Felipe Azevedo (Rodolfo)
Técnico: Marquinhos Santos

Atlético-GO
Fernando Miguel; 
Dudu (Arnaldo), Éder, Pedro Henrique e Igor Cariús (Jefferson);
Marlon Freitas, Willian Maranhão, João Paulo (Rickson) e Ronald (Toró);
Janderson e Brian Montenegro (Zé Roberto).
Técnico: Marcelo Cabo