segunda-feira, 22 de maio de 2023

América 2 x 1 Fortaleza

Escalação inicial de um time revitalizado fisicamente e sobretudo mentalmente, preservação de titulares desgastados para jogarem aproximadamente 30 minutos no segundo tempo, e uso de estratégias diferentes de acordo com os escalados foram ações fundamentais para o Coelhão vencer o Internacional, pela Copa do Brasil, o Fortaleza, pelo Brasileirão, aproveitar pratas da casa e aumentar opções entre os substitutos, com capacidade para disputar a titularidade. 

O gol do Breno e a participação do Renato no golaço do Felipe Azevedo evidenciaram que a transformação do DNA formador em aproveitador deveria ter sido mais bem planejada e executada, desde o Campeonato Mineiro, ainda mais sem as contratações necessárias para disputar mais de uma competição. 

Além dos pratas da casa, em fase de aprimoramento e oscilação, sem responsabilidade de ser a resolução, mas fazer parte da solução, Danilo Avelar, Lucas Kal, Wanderson e principalmente Martínez demonstraram poder ser utilizados mais vezes. 

Ainda falta dar mais oportunidades para os promissores Júlio, Luan, Mateus Henrique, Rodriguinho, Samuel, Varanda, recuperar Marlon e Matheusinho, e os artilheiros Henrique, Mastriani, Mikael e Wellington Paulista. 

O jogo contra o Defensa y Justicia, pela Sul-Americana, poderá ser uma oportunidade para utilizar uma terceira formação, a fim de preservar os principais jogadores para o confronto contra o Botafogo, pelo Brasileirão. 

Mateus Henrique e/ou Samuel poderá ser utilizado na lateral direita ou fazerem dobra pelo lado. 

Júlio formar dupla de zaga com um zagueiro mais experiente.

Se Marlon estiver liberado, poderá jogar mais tempo na lateral ou ser utilizado pelos lados, inclusive na função de construtor pela ponta direita.  

Talvez seja possível escalar Henrique e Mastriani no ataque. 

Mesmo assim, falta encontrar antes das contratações da segunda janela do Brasileirão a formação ideal, com resistência física para jogar dois tempos em alta intensidade, buscando o equilíbrio básico entre defender e atacar, próximo da máxima eficiência. 

América:
Matheus Pasinato; 
Marcinho (Ricardo Silva), Maidana, Wanderson e Danilo Avelar (Nicolas); 
Lucas Kal, Breno (Alê) e Martínez; 
Everaldo, Renato (Aloísio) e Felipe Azevedo (Juninho). 
Técnico: Mancini

Fortaleza: 
João Ricardo; 
Tinga, Brítez, Ceballos e Lucas Crispim; 
Caio Alexandre (Romarinho), Lucas Sasha e Tomás Pochettino (Hércules);
Calebe (Yago Pikachu), Lucero (Silvio Romero) e Moisés (Guilherme). 
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Gols: Breno e Felipe Azevedo