sexta-feira, 1 de março de 2019

Juventude-RS 2 x 1 América-MG

Apesar do baixo rendimento do time americano, contra um adversário pouco qualificado, os dois gols sofridos e os dois feitos, um validado e outro não, foram lances polêmicos, que beneficiaram mais o Juventude.

No início da jogada do primeiro gol do Juventude, Toscano não conseguiu acompanhar o adversário e sofreu uma possível falta.

A bola na mão do João Paulo foi sem intenção, enquanto no lance em que o próprio lateral tentou driblar Braian Rodrigues, o centroavante colocou a mão na bola intencionalmente e nada foi marcado.

Critérios diferentes para o mesmo tipo de lance.

Na origem do segundo gol sofrido, João Paulo errou duas vezes na saída de bola, gerou contra-ataque, Leandro Silva ficou perdido na marcação, e a bola estava na mão do Fernando Leal, quando o adversário dividiu.

Falhas individuais e de posicionamento, poucas ultrapassagens e ineficiência na marcação do Leandro Silva e João Paulo, improdutividade ofensiva do Juninho, recuo excessivo do Toscano, que tem pouca velocidade para fazer a transição e recomposição, pelo lado esquerdo, baixa produtividade do Felipe Azevedo, e posicionamento distante entre Matheusinho e Toscano foram alguns dos defeitos entre os que começaram o jogo.

Também faltou buscar a vitória com mais intensidade no primeiro tempo, quando o time americano teve posse de bola, mas sem capacidade e velocidade de transformar o volume de jogo em oportunidades criadas e aproveitadas.

As tentativas foram por mais por meio de lançamentos forçados do Paulão e Jussani, do que aproximação e troca de passes entre Felipe Azevedo, Matheusinho e principalmente Toscano. Além da pouca utilidade ofensiva do Juninho.

Só depois dos gols sofridos, os comandados do Givanildo foram mais intensos no ataque, com a entrada do Berola e França, que jogaram adiantados.

Juninho deveria ter sido um dos substituídos, com a entrada do Christian ou a manutenção do Matheusinho ou do Toscano, porque a proposta do Juventude foi praticamente defensiva.

Toscano está devendo mais do que o Matheusinho por ser mais experiente, mas poderá ser mais produtivo se jogar mais adiantado, mais próximo da área adversária e do Matheusinho, aberto pela esquerda, com infiltrações pela diagonal.

Mas talvez seja necessário escolher entre um ou outro para ser titular e escalar Ademir ou Felipinho ou França ou Neto Berola na esquerda.

O preparo físico o Felipe Azevedo e Neto Berola, ambos sem condições para jogar dois tempos em alta intensidade, também é preocupante.

Christian merece, pelo menos, disputar a titularidade com Juninho porque tem mais qualidade na troca de passes, lançamentos e finalizações.

Talvez seja interessante testar Ronaldo na lateral direita, Sávio, na esquerda, e Pedrão, no lugar do Jussani.

Juventude:
Marcelo Carné;
Vidal, Genilson, Victor Sallinas, Eltinho;
Gustavo Aprile (Matheus Santana), Moisés Gaúcho, Breno (Gabriel Valentini) e Denner (Bruno Camilo);
Dalberto e Braian Rodríguez
Técnico: Luiz Carlos Winck

América:
Fernando Leal;
Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani, Paulão, João Paulo;
Zé Ricardo, Juninho;
Felipe Azevedo (Neto Berola) Matheusinho (Jonatas Belusso), Toscano (França);
Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Genilson, Breno, Jonatas Belusso

P.S.

- 4-4-2, sem a bola, na formação defensiva compactada, com todos jogadores no campo de defesa.
-- a primeira linha com 4;
-- a segunda também com 4;
-- e 2 jogadores, na frente das duas linhas.

- 3-4-3, com a bola:
-- 3 jogadores no início da transição;
-- 4 na segunda linha;
-- 3 mais avançados;
-- mais flutuações ofensivas dos laterais, volantes e do meia centralizado.

- 4-2-3-1, com e sem a bola, na distribuição tática mais espaçada:
--  primeira linha defensiva com 4 jogadores;
--  segunda com 2 volantes;
--  terceira com 3 meias;
--  última com 1 centroavante
--  mais flutuações ofensivas dos laterais, volantes e meia e centralizado
--  mais recomposição defensiva, principalmente dos meias-atacantes de lado.

Felipinho, Morelli, Ronaldo e Ynaiã precisam ter oportunidades durante o Mineiro para começar a se acostumar com o ambiente profissional.

Ronaldo e Ynaiã deveriam ter chances programadas contra adversários menos qualificados ou durante jogos menos disputados.

Pedrão e Sávio também necessitam jogar para não sentir tanto a falta de ritmo de jogo.
--------------------
Marco Antônio
---------------------

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada