quarta-feira, 11 de setembro de 2019

América-MG 2 x 1 Criciúma-SC

Os três pontos conquistados, a manutenção da reação americana sob o comando do Felipe Conceição e o golaço do Matheusinho superaram a queda de desempenho do time americano no segundo tempo.

De acordo com Footstats, o América, no primeiro tempo, teve 47% de posse de bola, fez duas finalizações certas e 5 erradas.

O adversário teve 53% de posse de bola, nenhuma finalização certa e duas erradas.

No segundo tempo,  talvez pelo desgaste físico provocado pelos jogos seguidos mais viagem entre eles, o rendimento americano caiu bastante.

Só uma finalização certa, uma errada e 37% de posse de bola.

Contra 3 finalizações certas, 3 erradas e 63 % de posse de bola.

No total, foram 3 finalizações certas, 6 erradas e 42% de posse de bola, contra 3 certas, 5 erradas e 58% de posse de bola.

Talvez tivesse sido mais interessante a entrada do Berola no início do jogo ou no intervalo.

Em vez de Toscano no lugar do Matheusinho e França no lugar do Flávio, Toscano poderia ter entrado diretamente no lugar do Flávio ou até ter começado o jogo.

Desde modo, a linha ofensiva de três meias seria formada pelo Berola, na direita, Toscano, pelo centro, e Matheusinho, na esquerda.

A terceira mudança poderia ser a velocidade do Ademir, em vez do França, possivelmente no lugar do Matheusinho.

Aliás, Matheusinho, sem o suporte técnico de um jogador mais experiente para chamar a responsabilidade e comandar o ritmo do time, assumiu a condição de protagonista.

No primeiro gol, partiu pra cima avacoelhando geral e acertou uma belíssima finalização.

No segundo gol, contou com a participação sem bola do Viçosa e fez o deslocamento correto dentro da grande área para finalizar a assistência perfeita do Diego Ferreira.

Vale lembrar que, Matheusinho, aos 21 anos, está no primeiro ano do segundo passo da transição, que dentro de um processo normal de maturidade esportiva profissional termina aos 23 anos.

Apesar do atraso provocado pela lesão no joelho e da falta de suporte técnico, vai começar a ficar pronto antes de completar 23 anos, no encerramento desta segunda fase de aprimoramento no time principal.

Matheusinho não deve ser considerado solução, mas deve fazer parte da solução.

Na base do vencer por diferença de um gol ser considerado goleada, os comandados do Felipe Conceição completaram o décimo jogo de invencibilidade, com bastante competitividade, determinação e força do futebol coletivo.

Airton fez duas defesas simples, acertou 19 passes, fez 4 lançamentos certos e 10 errados.

Leandro Silva e João Paulo levaram vantagem sobre os adversários na marcação e foram participativos na tarefa ofensiva.

João Paulo, novamente, foi produtivo na troca de passes, ao acertar 49 passes e errar 7.

Pedrão sobressaiu no combate individual, acertou 27 passes, errou 3, acertou 7 rebatidas e fez 7 lançamentos errados.

Ricardo Silva errou a rebatida com o pé esquerdo no gol sofrido, acertou 36 passes, errou 1, fez 4 lançamentos certos e 4 errados.

Flávio mostrou potencial na saída de bola, na marcação e no desarme. Acertou 16 passes, errou 4, fez 4 desarmes, dois certos e dois errados.

Juninho oscilou bons e maus momentos, mas repetiu a determinação, o dinamismo e a participação. Acertou 24 passes, errou 4, fez 2 lançamentos certos, 4 errados, a assistência pro gol do Matheusinho, duas assistências para finalização, 2 cruzamentos errados,  1 desarme certo, 1 desarme errado, nenhuma finalização e perdeu 5 vezes a posse de bola.

Maranhão apareceu pela imposição física na disputa da bola, pela determinação e pelos desarmes no campo defensivo. Acertou 29 passes, errou 6, fez 4 desarmes certos, 1 errado, 1 cruzamento errado, 1 lançamento certo, 3 errados e nenhuma finalização certa ou errada.

Diego Ferreira fez assistência precisa para o gol do Matheusinho, uma assistência para finalização, 9 passes certos, 4 errados, nenhum cruzamento certo e seis errados.  Muita disposição, mas pouca produção.

Bilu tem mai potencial no campo ofensivo.

Matheusinho avacoelhou geral, marcou 2 gols, fez uma assistência para finalização, acertou 26 passes, errou 2.

Viçosa repetiu a movimentação fora da área, foi bastante participativo no combate e nas disputas de bola nos lançamentos aéreos, puxou a marcação adversária no segundo gol do Matheusinho, acertou 13 passes, errou 5, fez uma assistência para finalização,  três finalizações erradas. Deveria ter o contrato renovado para 2020, porque centroavante é posição rara no mercado.

Berola só apareceu no lance da expulsão do goleiro. Acertou 1 passe, errou 1, e fez 1 cruzamento errado.

França, mais uma vez, pouco acrescentou. Talvez seja mais produtivo reaproveitar a velocidade do Ademir.

Toscano poderia ter entrado antes na função de meia-centralizado.

América:
Airton;
Leandro Silva, Pedrão, Ricardo Silva, João Paulo;
Flávio (França), Juninho, Maranhão;
Diego Ferreira (Berola), Viçosa, Matheusinho (Toscano)
Técnico: Felipe Conceição

Criciúma:
Luiz;
Maicon (Marcos Vinícius), Sandro, Derlan e Marlon;
Liel, Wesley e Daniel Costa (Caíque);
Vinícius (Andrew), Reinaldo e Léo Gamalho
Técnico: Waguinho Dias

Gols: Matheusinho (2), Leo Gamalho

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada

P.S. quase fixo.

A falta de revezamento durante o Mineiro, aumentou a necessidade de reforços para o time titular.

Pelo menos um quarto-zagueiro, qualificado na saída de bola, com velocidade na recomposição, deveria ser contratado. Aproveitamento do Lima?

Pedrão também é sub-23 em processo de formação e oscilação, inexperiente para o momento atual, mas tem velocidade de recuperação e imposição física. Não deve ser eternamente condenado pelo pênalti cometido.

Roger deveria ser reintegrado.

Mais um meia-atacante lado, com poder de finalização, velocidade, resistência física e habilidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos. Tá faltando.

Ainda monitoramento a fim de aproveitar oportunidades no mercado:

- Um lateral com poder de marcação. - Diego Ferreira?
- Um meia atacante centralizado, com poder de criação, finalização e decisão. Michel Bastos?
- Um meia-atacante de lado, com velocidade, poder de finalização e decisão.  Bilu?

Na Série B, também haverá necessidade de mudanças planejadas, em vez das obrigatórias devido a suspensão, lesão, contusão e cansaço provocado pela sequência de jogos.