quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Vitória-BA 0 x 0 América-MG

Apesar do empate, o time americano, com bastante competitividade, combatividade e determinação buscou a vitória fora de casa.

A injusta expulsão do Zé Ricardo diminuiu o poder defensivo e ofensivo.

Ainda assim, os jogadores americanos fizeram 5 finalizações certas e 6 erradas, contra duas certas e 3 erradas.

A distribuição tática com a bola ficou próxima do 4-1-4-1.

Jori, sub-23 em fase de aprimoramento e oscilação, fez defesas importantes.

Paulão foi bastante regular.

Ricardo Silva precisa melhorar a saída de bola pelo lado esquerdo, mas manteve a segurança defensiva.

Juninho é dinâmico, esforçado, ocupador de espaços, mas tem baixa qualidade na distribuição das jogadas e nas finalizações.

Zé Ricardo foi o mais participativo na troca de passes. Acertou 43, errou 3, fez 1 lançamento certo, 2 errados, e 4 desarmes.

Geovane no lugar do Maranhão evidenciou uma das possibilidades de melhoria do meio-de-campo, que deverão ser feitas pelo Felipe Conceição.

Embora também seja sub-23, em processo de formação e oscilação, Geovane é mais habilidoso e tem mais potencial ofensivo que Maranhão. Acertou 19 passes, errou 1, fez 3 desarmes, 2 lançamentos certos, uma assistência para finalização e um finalização certa.

A jogada mais bem construída foi uma tabela entre Geovane e Matheusinho pelo lado esquerdo, com finalização do Geovane e defesa do  Martín Rodríguez.

Matheusinho, outro sub-23, novamente foi o dianteiro mais participativo na troca de passes. Acertou 27 passes, errou 4, fez duas assistências para finalização, um desarme, uma finalização certa e uma errada.  Com a bola rolando, tem a melhor média em assistências para finalização.

João Paulo é o primeiro colocado em assistências para finalização, mas em muitos lances de bola parada.

O futebol apresentado pelo time americano não foi exuberante, mas valeu pelo ponto conquistado, no campeonato de resistência para evitar o rebaixamento, devido aos erros de planejamento na formação da equipe e da comissão técnica, a fim de conquistar o acesso para a Série A e disputar o título da Série B.

Vitória:
Martín Rodríguez;
Van, Éverton Sena, Ramon e Capa;
Baraka, Lucas Cândido e Felipe Gedoz;
Ruy (Caicedo), Anselmo Ramon (Eron) e Thiaguinho (Marcelo).
Técnico: Carlos Amadeu

América:
Jori;
Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva, João Paulo;
Zé Ricardo
Felipe Azevedo, Juninho, Geovane (Maranhão), Matheusinho (Diego Ferreira);
Júnior Viçosa (Berola).
Técnico: Felipe Conceição

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada

P.S. quase fixo.

A falta de revezamento durante o Mineiro, aumentou a necessidade de reforços para o time titular.

Pelo menos um quarto-zagueiro, qualificado na saída de bola, com velocidade na recomposição, deveria ser contratado. Aproveitamento do Lima?

Pedrão também é sub-23 em processo de formação e oscilação, inexperiente para o momento atual, mas tem velocidade de recuperação e imposição física. Não deve ser eternamente condenado pelo pênalti cometido.

Roger deveria ser reintegrado.

Mais um meia-atacante lado, com poder de finalização, velocidade, resistência física e habilidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos. Tá faltando.

Ainda monitoramento a fim de aproveitar oportunidades no mercado:

- Um lateral com poder de marcação. - Diego Ferreira?
- Um meia atacante centralizado, com poder de criação, finalização e decisão. Michel Bastos?
- Um meia-atacante de lado, com velocidade, poder de finalização e decisão.  Bilu?

Na Série B, também haverá necessidade de mudanças planejadas, em vez das obrigatórias devido a suspensão, lesão, contusão e cansaço provocado pela sequência de jogos.

Quando Felipe Conceição foi diretamente efetivado no cargo de técnico  do América, sem pelo menos ter sido testado na função de interino, Fernando Angelo comentou:

"O novo técnico participou de todo o processo? Acompanhou todos os treinos? Participou de todas as contratações? Então estamos lascados mesmo. Vai mudar nada! Deus Salve o América!"